quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Historia da Animação

O desenho esteve presente nas primeiras representações de mundo feitas pelo homem. Nossos cérebros primitivos já urgiam de contar vantagem para as gerações futuras e lá, na caverna, depois da caça, alguém teve a feliz ideia de representar o dia de sucesso com traços feitos na pedra. Nascia o desenho.
Por uma dessas coincidências felizes da história, no séc XIX, essas artes primitivas foram redescobertas. E a última década desse mesmo século viu nascer o desenho animado.


Pelas mãos do francês Émile Reynaud o mundo viu, em 28 de outubro de 1892, os primeiros desenhos em movimento.
Nascido em 1844, filho de um relojoeiro e uma professora, Émile se tornou um professor de física e ciências naturais entre 1873 e 1877. Nesse período ele desenvolveu um aparelho chamado “praxinoscópio” que causava ilusões de ótica usando movimento. O aparelho se tornou um sucesso em Paris e ele acabou desenvolvendo uma versão maior onde era possível adaptar um rolo de filme, cuja imagem em movimento podia ser projetada.
Émile passou a fazer desenhos à mão, diretamente no filme, que depois foi projetado diante de uma plateia atônita. O show exibido naquele 28 de outubro se chamava Pantomimas Luminosas.
O aparelho continuou sendo desenvolvido por Émile, e resultou no cinema-estereo, que mais tarde viabilizou a animação 3-D.
Veja o desenho Pobre Pierrot, uma das animações exibidas naquela noite.


Winsor McCay (Spring Lake, Michigan, 26 de setembro de 1871-Brooklyn, Nova Iorque, 26 de julho de1934) já desfrutava de fama e reconhecimento quando resolveu entrar no cinema de animação.Era um extraordinário desenhista de histórias em quadrinhos, cujo exarcebado talento, ao mesmo tempo que causava espanto, era motivo de admiração e exemplo para colegas artistas. Essa capacidade permitiu a McCay a possibilidade de construção e manipulação plástica no desenho animado de uma maneira que não se imaginava possível para uma tecnologia em estágio tão primitivo.


Em 1911 McCay lança seu primeiro desenho,"Little Nemo", uma adaptação animada de um de seus quadrinhos, porem é em 1914 que lança sua obra prima, "Gertie the Dinosaur", considerado o primeiro grande marco da história da animação. Nesse filme McCay supera tudo o que ja se havia visto anteriormente, chega a redesenhar um mesmo cenário estático cerca de cinco mil vezes.


Gertie fez tanto sucesso e provou ser tão popular que gerou falsificações. Mas também impressionou dezenas de jovens artistas, que se decidiram pela animação e deram continuidade ao seu desenvolvimento, como Walter Lantz ( criador do Pica-Pau), Dave Fleischer (criador de Koko, o palhaço e inventor da rotoscopia) e Dick Huemer (um dos mestres que forjou a fama dos Estúdios Disney.
Então o dia 28 de Outubro é o dia internacional da animação e todas as suas tecnicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO POR COMENTAR!!! aproveita e comenta de novo!XD!